Resenha: O Gosto de Apfelstrudel - Gustavo Bernardo

06:03 @Tiabetok 5 Comentários


O Gosto do Apfelstrudel
Gustavo Bernardo
Editora Escrita Fina
2010

              H é nosso personagem central e se encontra em seu leito de morte. Onde escuta tudo e percebe tudo. Sabendo que seus ias estão no fim, ele passa a lembrar de toda sua vida. De como foi bom marido, bom pai, boa criança até.

"Morrer é tão bom quanto viver foi bom. H pensa sobre a sua vida no passado, embora ainda esteja vivo."

              H vê as coisas através de uma ótica otimista, onde ele próprio está satisfeito com o que fez durante sua estada na terra. Ele era um homem bom, de fato era, e se orgulhava muitíssimo disto.
Confesso que este livro mexeu muito comigo e me fez repensar em algumas atitudes. É um livro curto mas intenso. Não é muito dinâmico nem fantástico. Mas a simplicidade da escrita e o fato se comparar a milhões de situações reais nos levam a refletir sobre o certo, o errado, os deveres e as posturas que tomamos em diferentes situações, por menor importância que tenham.
Apfelstrudel é o gosto da sua infância, que fica marcante em sua boca, e doce, como todas as outras lembranças que H levará com orgulho em sua partida. É meio confuso já que é uma história de morte, mas com o final feliz. Tenho inveja do homem que H foi.


5 comentários:

  1. Parece ser uma triste, mas bastante suave. De modo que chama o leitor à reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e é, acaba tendo mais ternura e saudosismo que tristeza em si

      Excluir
  2. Eu fiquei curiosa logo pelo título do livro, ai li a sua resenha e percebi que quero lê-lo logo. Deve ser muito interessante e trata de um assunto bastante original!
    Adorei o seu blog e estou acompanhando a sua página no facebook! *.*


    http://seismilmilhas.com/
    http://facebook.com/seismilmilhas

    ResponderExcluir