Dia do Blogueiro \o/ Um viva para nós

12:11 @Tiabetok 22 Comentários

             Oi xu’s da minha vida! Hoje, dia 20 de março é considerado, por nós, dia do Blogueiro, assim como em 31 de agosto é considerado dia do Blog. Apesar de não ser uma data oficial, acaba sendo importante para quem dedica um tempinho do seu dia para dividir assuntos variados com os leitores/seguidores. Uma vez que, a blogosfera tem crescido em proporções gigantescas, muitos de nós deixaram de ter apenas vínculos virtuais com outros blogueiros, fazendo-os participarem ativamente em nossas vidas. O grupo de Blogueiras Paraenses, a qual faço parte, propôs que fizéssemos uma postagem coletiva com o tema: Coisas que o Blog mudou na minha vida, então lá vamos nós:


              Comecei com o blog em 2005 após uma “amiga” do fotolog ( lembram-se disso?) deu a maior força para que eu criasse um. Criei. O título era enorme: Talvez não seja só bobagem; e era um blog pessoal (coisa rara de se ver hoje em dia). Postava trechos dos meus diários e recriava histórias em cima de minhas próprias vivências. Foi incrivelmente importante na minha formação pessoal, pois desenvolvi uma boa narrativa, isso fez melhorar minhas notas na escola e a passar no vestibular (onde redação é tudo). Além de conhecer – virtualmente – pessoas fantásticas com quem troco fofuras e carinhos até hoje.

            Depois disso, moderei o Coisa de Livro, exclusivamente para resenhas literárias. Proporcionou-me conhecer vários autores nacionais e me relacionar com alguns deles. Sem contar que ganhar livros é muito, muito bom mesmo, foi uma ocupação com retorno; as editoras super atenciosas às vezes nos deixavam escolher o título que tínhamos curiosidade em ler. No entanto, sempre há aquele livro que acaba nos decepcionando, que não correspondeu as expectativas, e que você TEM QUE FALAR BEM PORQUE GANHOU O LIVRO, sua função é falar bem da obra para que ela venda! E cheguei numa fase onde eu realmente dizia as falhas do livro, os desvios de caráter dos personagens e comparava-os a outras obras então não agradava muito as editoras (risos).

             Devido a estudo, trabalho e preguiça, passei pouco mais de um ano sem blogar. Queria que o conteúdo voltasse a ter a minha cara, independente da quantidade de seguidores. Foi quando percebi que escrever é difícil, depois de passar muito tempo sem escrever e ler percebi que não conseguia voltar a fazer crônicas e/ou contos que eu considerasse bons. Novamente em roda de conversas com amigos blogueiros consegui motivação e apoio para voltar. Hoje, com o Desconstruindo trago basicamente os textos que eram a proposta inicial, Diy’s porque realmente uso as coisas que faço (pela falta de grana para comprar), resenhas literárias com o meu ponto sobre as obras,  agora voltei a ter tempo para leituras e desafios que me proponho a fazer. Assim mantenho o blog com conteúdo diversificado e totalmente a minha cara. Uma desconstrução de mim.


Os pontos positivos de se ter um blog:
           Independente do conteúdo postado, manter um blog é manter relação com outras pessoas, diferentes lugares e culturas, abre portas para novas amizades, discussões saudáveis, amadurecimento de ideias e riqueza de conhecimentos. Além de publicidade grátis: Muitos blogueiros viraram autores de livros, e usaram seus espaços para própria divulgação e interação com público (ex: Depois dos quinze e Eu me chamo Antônio).

O ponto negativo de se ter um blog:
              Quando você se dispõe a por uma ideia na rede (seja em blog ou perfis pessoais) corre o risco de sofrer alguns ataques de corajosos anônimos, ou ataques diretos de gente que não sabe discutir, apenas querem menosprezar o seu jeito de pensar ou simplesmente não vão com a sua cara. Por conta de comportamentos assim o Cyberbullying virou crime e pode ser denunciado em qualquer delegacia. Basta você conter provas (prints são suficientes) e leva-las a delegacia mais próxima. Ainda estou esperando para fazer a denuncia formal (apesar de já ter coletado todas as provas) pois o comportamento “dessas pessoas maduras” não afeta em nada minha vida pessoal, só que, em bate papos com pessoas que já sofreram disso, conheci gente que perdeu amigos, emprego e quase se mataram... então o assunto é realmente sério e se você passa por isso, DENUNCIE!

Blogs que sigo
               Particularmente prefiro os blogs pequenos, pois estes não trazem a missão de agradar a tudo e todos. Blogs pessoais são realmente meus favoritos, e acompanho alguns literários para matar curiosidade de algumas obras e decidir qual a próxima que vou ler.

Parabéns pra você que tenta ser bonitinha na foto e depois esconde toda a maquiagem atras dos seus óculos

Queridos, acho que é bem isso aí que coloquei. 
Agradeço a todos que seguem, que comentam, 
que visitam, por estarem ajudando a desenvolver 
este espaço


Blogueiras Paraenses:


Um salve para o meu maninho Denis de Brito que está com um projeto lindo/assustador de contos, seus blogs são O Poeta e a Madrugada e  Dark Dreams Project


22 comentários:

  1. Adorei a sua história!!! Muito bacana... E nem sabia que existia o "Dia do Blogueiro"... rs...
    Tenho um blog sobre Nutrição e Alimentação Saudável... É o Semeando Saúde (www.semeando-saude.blogspot.com.br)... Quem quiser conhecer, pode ficar a vontade!
    Parabéns pelo blog! Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa, obrigada pela visita e tô indo jajá dar uma olhada no seu espaço

      Excluir
  2. Weeeeee, parabéns para nós!
    Realmente, essa vida de blogueiro não é fácil. Acho que a coisa mais difícil é manter o blog sempre atualizado e com bom conteúdo, independente de se ter 10 ou 10.000 seguidores. Fora da blogosfera temos nossas atribulações, vida pessoal, e é uma tarefa árdua conseguir tempo e inspiração para escrever.
    Falando nisso, foi você que me incentivou a criar o Cafofo, lembra? Foi meu primeiro blog, depois criei um blog educativo para usar na escola. Em 2011 criei O Poeta e a Madrugada e esse ano fundei o Dark Dreams Project com a colaboração de alguns escritores paraenses. Enfim, acho que não teria feito nada disso se não tivesse conhecido o "Talvez não seja só bobagem". Obrigado! :D

    Bjão, maninha!

    Meus blogs literários:
    O Poeta e a Madrugada (Contos e Poesia)
    Dark Dreams Project (Contos de suspense e terror)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade né? ficavamos naquela troca de indiretas via blog kkkk bons tempos. adora o cafofo, mas acho que o poeta e a madrugada é mais você.
      parabéns pra nós e sucesso sempre maninho

      Excluir
  3. Adorei o post. Ser blogueiro exige de nós muita responsabilidade a amor com aquilo que fazemos. Feliz Dia do Blogueiro para vc, flor (atrasado, as é isso aí kkk). Um grande beijo e que seu blog cresça muito mais :D

    http://cold-vanessa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou nesse mundo dos blogs a 6 aninhos,criei um blog na verdade para deixar de ser tímida,de interagir com as pessoas e isso não deu muito certo no inicio por isso abandonei meus dois antigos blogs e decidi criar outro e esse deu certo,me soltei mais e ganhei um retorno super positivo das pessoas e muito carinho também.
    Ps:Seu blog é incrivelmente incrível igual a autora dele e super parabéns pelo texto e para você <3
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. interagir, conhecer coisas novas é sempre muito bom. a gente acaba mesmo abandonando algumas coisas (e provavelmente vamos abandonar outras mais...) assim vamos sempre deixando o espaço com um pouco de nós, que também estamos em constante evolução. Grata pelos elogios e o carinho, seu espaço também me é muito agradável, e sempre que possível passo por lá.
      um xero pequena.

      Excluir
  5. Você vem de longe com o blog né? Não sabia. Quanta experiência. Essa questão de receber livros e postar sobre ele é complicado... Mas o importante é fazer o certo, postar nossa opinião independente das editoras. Mas a melhor parte de ter um blog é o carinho que a gente acaba recebendo de pessoas que nem conhecemos. Sem dúvida essa é a melhor coisa de todas.

    Parabéns para nós ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade Raquel, tem pessoas que me seguiam desde o primeiro, que fazem parte do meu ciclo de amizade virtual até hoje, algumas tive o enorme prazer de conhecer, outras ainda estou na expectativa e esperando oportunidade. por mais posts coletivos e interação no nosso grupinho

      Excluir
  6. Amei seu post, foi muito bom participar dessa postagem coletiva! Adorei seu blog <3
    Beijinhos

    debemcomquem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miii bem vinda ao grupo, abrigada pelo elogio e vamos lá.

      Excluir
  7. Oiiiii, adorei a sua história com seu blog, você parece muito simpática, lindaaaaaa rs. Um beijo, e parabéns para nós blogueiras(os) <3

    www.keep-calm-girls.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Feliz dia da blogueira pra vc. Infelizmente quem tem blog já passou por esse problema de ter comentários ofensivos, eu costumo usar moderação dos comentários e mesmo assim quando alguém passa dos limites nem aprovo.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  9. Saudades 2005 onde os blogs surgiram de uma forma tão pessoal e expressiva mas ninguém nos agredia pois geralmente não eram tão fáceis de ser encontrados ou nem eram divulgados, cyberbulling é coisa séria mesmo e deve ser denunciado.

    www.hipermetropiafashion.com.br

    ResponderExcluir
  10. triste essa de cyber bulling
    só sei de uma coisa gt feliz não faz isso não
    isso é coisa de gnt infeliz que acha que o unico modo de se sentir felizé tentar tirar a paz do outro
    de uns tempos pra cá tive disso no meu blog e olha que nesses três anos isso nunca me aconteceu
    tento não ligar mas fico me perguntando afinal o que leva alguem tirar tempo da vida só rpa isso hein? é muita falta do que fazer...
    feliz dia do blogueiro lindonaaaaa
    eu ja tinha lido essa postagem no dia que postou mas como o tempo tava curto acabei nao comentando
    feliz dia do blogueiro a todos

    www.meumuraldeideias.com

    ResponderExcluir
  11. Estou começando com resenhas, eu deveria ter começado bem antes, na verdade, qual blog não sonha com parcerias, não é?
    Porém, deve ser bem dificil tem que falar que gostou apenas por que ganhou o livro, acho que isso não é pra mim.
    Bem, gostei daqui, beijos.

    ResponderExcluir
  12. Ah eu queria te animo pra fazer esse post, com relação ao cyberbulling eu ainda tenho muito medo disso, principalmente com relação a fazer videos, tenho muito medo de alar alguma coisa errada ou que seja mal interpretada

    http://www.fotografiasecoisinhas.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Amei o blog e principalmente o layout.
    Adorei o seu post! Realmente você escreve muito bem :)
    Já estou te seguindo, me segue de volta.
    http://revheimdicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiiiii!
    Achei super legal conhecer um pouquinho da sua história com os blogs!!! Como sou blogueira de primeira viagem, é sempre bom saber como são as experiências de outras blogueiras.

    http://mundocriz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Gente, que blog mais legal! Cheguei aqui através de um comentário que você fez no blog Nada Neurótica e não poderia estar mais surpresa. Li alguns dos seus textos, mas foi esse post que me fez te colocar na minha lista de acompanhamentos *--* Blos pessoais, coisa rara hoje em dia, como você mesma falou, sempre vão ser a minha preferência e o seu se encaixou direitinho no que eu procurava :)
    Você escreve maravilhosamente bem, parabéns!
    Beeijo
    http://www.estoriasecafe.com

    ResponderExcluir