crônica - dia da tosa

04:42 @Tiabetok 3 Comentários


         

       Ébano é mais uma aventura nossa. Um vira lata carente e um tanto genioso que foi achado por aí e trazido ao aconchego do lar da Ilha do Barro Preto. Diferente do seu parceiro Bj, Ébano não é muito chegado a banho, e me parte o coração toda vez que é “forçado” a tomar: latidos estridentes quase como pedidos de socorro que por vezes arrancam-me lágrimas.
         Por infelicidade do destino ele não tem mais o “pezinho” esquerdo, mas mesmo lhe faltando uma parte ele é amado por inteiro em seu lar. Já está conosco por uns cinco anos e hoje foi sua primeira tosa.
O fato de escolhermos deixa-lo no sítio foi por conta de sua personalidade arredia que combinava perfeitamente com a liberdade do espaço: nada de cercas, coleiras ... nada; além de um espaço cheio de árvores e um rio incrivelmente refrescante.
        Pela primeira vez em anos, nossa enorme bola preta com resto de folhas e galhos pregada nos pelos nos deixou tomar os cuidados necessários. Foram pelo menos 3 horas torturantes de tosa: pelo voando para todo lado, tufos grudados rentes a seu corpinho quase que impossível de tirar e seu notável desconforto quando nos aproximávamos de sua patinha deficiente.
      A cada tentativa de acalmá-lo ele se estressava ainda mais, girava, gemia, e em nenhum momento avançou para nos machucar. A cada surto de desconforto do pretinho todos os meus sentimentos afloravam e desejava parar com tudo aquilo, deixa-lo correr um pouco atrás de borboletas como faz incansavelmente todos os dias, eis que uma lágrima cai:
- Por que você está chorando, meu bem?
- Tenho medo de machucar ele!
- Você não deve ter medo de machucá-lo, quando sabe que está fazendo para o  bem dele.
      E de fato: não adiantava forçar banhos com remedinhos anti pulga e/ou carrapatos se o pobrezinho nunca tirava aquele horror de pelo velho e sujo do corpo, não adiantava mesmo porque ele foge do banho como diabo foge da cruz. Após as três horas de choro meu e do Ébano finalmente descobrimos seu verdadeiro tamanho: minha bola de pelos negros não passa de um cachorro magro e caneludo, um pouco engraçado para ser franca, e suas orelhas que iam até metade das patas não descem até o fim do rosto.
        Pela primeira vez ele teve confiança em nós e apesar de ter chorado horrores durante a tosa, não me sinto culpada por saber que foi o melhor para ele. Depois dessa tarde vou levar para sempre mais um dos muitos ensinamentos que meu amor me passou, é muito fácil amar as coisas deixando-as por aí, mas cuidar é difícil quando se tem medo de feri-la,  magoá-la. Não devemos ter medo de falar a verdade para alguém nem de agir da forma correta quando esta só vem trazer benefícios a ambos.
         Quanto ao Ébano, está tão leve que pulou tão alto que quase conseguiu alcançar a borboleta. Ainda está se acostumando com “o novo peso”, talvez amanhã ele consiga.


3 comentários:

  1. cara não é fascinante quando tiramos lições de coisas tão simples?
    nunca devemos ter medo de falar a verdade doa a quem doer
    no final que a verdade liberta todos de cargas desnecessárias
    coitado do pretinho ta magrelo agora psokspoksposkspoksop

    ResponderExcluir
  2. A minha chama miuka. É difícil saber o que eles realmente querem e gostar. Sabem esses enfeitinhos fofos de cachorros, então, no começo eu colocava nela e ela sempre tirava, aí percebi que era por que ela ñ gostava. Tem coisas que eles mesmos nos dão um sinal!

    Super beijo ♥
    www.pequenamenina31.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiii,sua crônica ficou ótima,pelo fato de ter sido algo tão simples e com toda essa simplicidade ficou algo mágico.
    Tenho apenas uma cadela que se chama Lara,ela é muito medrosa na hora do banho e sempre faz cara feia(cara feia mesmo)mas depois do banho se sente mais alegre,e ao contrário tenho 5 gatos e todos eles adoram tomar banho rsrs.
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir