Resenha - Uma porta para duas lembranças - Garimpo Editorial

11:33 @Tiabetok 2 Comentários


             Fiquei muito feliz em receber esse livro da Garimpo, pois fomos parceiros por muito tempo em outro blog, reaver esta parceria foi um imenso prazer. O projeto gráfico da editora sempre me encantou; tenho problemas em ler livros de páginas brancas, os da garimpo são em folhas amareladas e mais finas o que me facilita (e muito) e leitura. Como se trata de uma história real, a divisão de capítulos é dada com fotos dos personagens e locais dando a nós a oportunidade de conhecer melhor os personagens, tanto na descrição cuidadosa dos fatos, quanto em imagem. A capa é de uma simplicidade nostálgica. Já devem saber da minha paixão por construções antigas. Vamos ao livro.

            Achel Tinoco escreveu maravilhosamente bem a biografia (do ainda vivo) Joaquim Coutinho resgatando suas memórias e divulgando-as de uma forma terna, realista e “popular”. Uma porta para duas lembranças trás relatos das vidas de Teresa e Joaquim que se unem numa linda história que teve inicio na Bahia durante o Coronelismo.

          As descrições dos locais e épocas da infância foram muito bem retratadas, dando ênfase a cultura do local, exaltando expressões idiomáticas, apelidos e hábitos simples do cotidiano dos personagens envolvidos. Narra a vida dura dos trabalhadores em busca de diamantes, a constante preocupação de instruir seus descendentes e amor, na forma mais pura entre Joaquim e Teresa, que acabaram de completar Bodas de Ouro. A simplicidade da escrita dá a impressão que os fatos são recentes, como se estivéssemos em uma conversa com algum amigo.

“Levantou o copo à altura dos olhos, como se medisse o tamanho do gole a jogar goela abaixo, derramou uma talagada sobre o piso de lajotas de barro, para homenagear seu santo de devoção, qualquer um, e despejou todo restante do líquido ardente dentro da boca, fazendo uma cara medonha.”

         Retrata também importantes passagens de tempo registradas em jornais antigos, revistas, fotografia e televisão. Além de muito envolvimento de crenças em almas penadas, visagens e maldições, que dão um ar cômico à alguns capítulos. Joaquim é com toda certeza um exemplo a ser seguido, sua colaboração para a educação do seu povo foi imensa, usando um método que não visava estritamente a eficácia da alfabetização e sim conscientizando o educando utilizando o diálogo como parte importante no processo (onde segundo Paulo Freire o diálogo é o conteúdo programático da educação).


            O fato de eu ter raízes no interior me fez adorar o livro, a forma que a história foi contada, a estrutura familiar, a cidade, os botecos, enfim, tudo, deixou-me com um pouco de saudade das coisas que ficaram para trás. Grata a Garimpo editorial por esta oportunidade.

GARIMPO EDITORIAL:  FACEBOOK / FAN PAGE / SITE


OBS: 
Imensamente feliz pela 
vinda do autor neste espaço.

2 comentários:

  1. querida amiga, muito obrigado pela sua resenha, muito bem feita por sinal, sobre este meu livro. Bem se nota que vc é do interior, conseguiu perceber muitos detalhes nas entrelinhas. E, principalmente, notou a preocupação do casal para com a educação. Até hoje eles são assim, vivem ainda a lutar pela a educação de sua gente. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Como não ficar com vontade de ler um livro desses depois de ler uma resenha simplesmente incrível dessas,fiquei com tanta curiosidade,já que não conhecia a obra.A Capa ficou perfeita,igualmente a história deve ser.
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com

    ResponderExcluir