Lolita - Vladimir Nabokov - 1955

07:13 @Tiabetok 20 Comentários

Hei, xu's


Lolita era um livro que sempre tive curiosidade de ler. Na biblioteca do colégio (direto do túnel do tempo) li uma adaptação e me foi suficiente para renegá-lo. Anos depois meu irmão compra uma edição especial da obra na Estante Virtual por apenas R$ 1,80 !!!!! Caríssimos leitores, irei tentar resenhar sem abusar dos xingamentos e ofensas por saber que a obra tem um inestimável valor literário, mas esboçarei meu total descontentamento com a história, meu nojo dos personagens e minha cisma aos que acham o livro "bonito e/ou romântico". 

O livro é uma espécie de diário de Humber Humbert, um quarentão encantador que se apaixona perdidamente por Dolores Haze (Lolita) bonita, doce quando quer, mimada e arrogante, uma jovem nada inocente apesar da pouca idade (12 anos). É totalmente normal homens mais velhos sentirem atração por garotas mais novas, no entanto Humbert era doente, maníaco e muito, muito perturbado, e durante a obra inteira é tachado como pedófilo. Isso não tira a culpa de Lolita, que também é natural garotas mais novas sentirem atração por homens mais velhos, no seu caso ela percebe o interesse e articula o tempo inteiro situações e brechas para seduzi-lo e se envolver com ele.
Desculpem, estou a ponto de surtar.
Ok, hoje em dia as crianças perderam a inocência por conta de toda putaria da televisão e da música brasileira, mas devemos nos lembrar o ano em que a obra foi escrita. Haviam pudores com relação a sexualidade! Lolita nada mais era que as adolescentes de hoje que se espelham em seus ídolos de barro, isso torna a história atemporal! Terminei o livro a mais de uma semana e ainda não consigo expressar minha total indignação por ele, pois apesar de detestar os personagens, por vezes tenho pena dos mesmos.
Voltando aos diários de Humbert. Ele descreve de forma incrivelmente linda e amena a personagem Lolita, De forma tão terna e romântica que chega a comover, até o ponto que ele começa a descrever seus desejos sexuais mais obscuros indagando se há algo errado em possuir um "doce criança". Creio que esses paradoxos narrativos foram propositais para perturbar o leitor: ele a ama? há sentimentos? então não seria errado!? alguns países concedem casamentos com essa faixa etária. Como é relato apenas de Humbert, será que Lolita é tão vadia assim ou é mais uma da suas fantasias para se sentir menos culpado em molestá-la...e assim por diante.
Também detesto a mãe de Lolita, Srª Haze, que quando lê o tal diário e descobre o sentimento doentio do então marido, não preocupou-se em nenhum momento com a proteção da filha, e sim em mandá-la para um colégio interno para ficar longe de seu amado. morreu, bem feito!


Para ser sincera a parte II foi a mais perturbadora. É quando finalmente eles tem relações sexuais de fato. Ele se aproveita da ingenuidade de Lolita, mimando-a com presentes, viagens e glamour, em troca de seus silêncios e favores sexuais. Quando a mesma se impõe ele faz um jogo de terror, alertando-a de que agora é uma órfã, que se ela falar ele vai preso por pouco tempo mas ela, coitada, estará num colégio, num orfanato, as custas do governo, sem suas revistas ou roupas (p.153)... e claro, o autor abusa de discursos enormes e enfadonhos sobre os sentimentos de Humbert para confundir mais ainda nossa caixola para ver se o perdoamos.

Como mencionei anteriormente, não consigo definir meus sentimentos sobre a obra. Ainda nem sei se ela trata de uma mente perturbadora e surreal, dando um tapa na cara da moral e dos bons costumes, ou se a obra em si que é perturbadora!? Minhas conclusões no momento são que ambos fazem mal um ao outro, não existe santo na história, quase uma disputa para ver quem é mais aproveitador e sujo. Posso dizer que o livro está acima de qualquer descrição que possa ser feita à ele; claro que não indico, pois só de falar em voz alta seu título, sinto ânsia! Mas é necessário lê-lo para tomar suas próprias conclusões, pois afinal, ainda há mentes mais perturbadas que a do Humbert que acham o livro romântico!!!!!!!!!!!

20 comentários:

  1. Eu já ouvi falar sobre o livro e muito sobre esse nome "Lolita". Eu sabia que se tratava de um romance de um homem mais velho com uma garota mais nova, então nem tinha muito interesse em ler. Porque, eu já comecei a ler um livro de um homem mais velho que se apaixonou por uma moça mais nova e eu nem consegui terminar de ler, achava muito tedioso, não me agradou. Mas depois dessa sua descrição, fiquei pasma! Que horror! O livro fala sobre a vida de um pedófilo e a mãe que nem terminou com o marido dela pra proteger a filha. Eu já fiquei com raiva dele sem nem ler, agora imagino a sua situação que teve que ler o livro inteiro.

    | Bananas de Vestidos |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é. Cada personagem tem inacreditáveis desvios de caráter... é muito confuso como o livro te envolve...medo kkk

      Excluir
  2. Eu já havia lido algo sobre o livro e ele parece ser realmente meio estranho, sabe? Talvez o autor de certa forma queria mostrar coisas que acontecem na vida real. Como você disse a mãe dela ficou sabendo e simplesmente quis afastar a filha do cara, mas não por culpa da filha e sim por culpa do cara, tem muitas pessoas hoje em dia que sabem desse tipo de coisas e não fazem nada. Eu não sei, apesar do livro não parecer lá essas coisas e não ser muito recomendável, acho que você tem razão... Só lendo para tirar as próprias conclusões. Enfim. :D

    Beijos
    http://www.garotaeseuslivros.com/
    https://www.youtube.com/user/anacrisinah <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade gata, apesar de não recomendá-lo, é preciso que o outro leia por conta das varias interpretações que podem ser feitas

      xero

      Excluir
  3. Esse livro parece ser bastante forte e por focar em favores sexuais é algo bastante complicado. Parece ser carregado de emoção.
    Tem obras que a gente não sabe realmente definir os sentimentos e sensações quando lemos.
    Fiquei bem curiosa para ler a obra e saiu baratinho na estante virtual. Adoro comprar por lá
    Adorei seu blog. Se gostar do meu e for seguir, nos avise. Será uma satisfação retribuir.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estante virtual foi a melhor descoberta que fiz na minha vida kkkkk
      pois é, ainda estou muito confusa com relação ao livro, a única certeza é que não gosto dele

      Excluir
  4. Oii, tudo bom?
    Custei a achar o lugar que faz comentario kkkkk
    Não conhecia o livro, e fiquei meio chocado com o que vc falou sobre ele. Não sei se leria um livro assim, e pelo visto, essa Lolita não é uma garotinha indefesa.
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, como mencionei na resenha, não sei exatamente qual o perfil da Lolita, tendo em vista que a narrativa é do Humbert; o cara escroto; e não de alguém de fora... de qualquer forma, não o indico kkkk
      abraços

      Excluir
  5. Esse livro é bastante curioso pelo fato de o nome chamar muita atenção,mas antigamente era raro de acontece,mas torna a história temporal mesmo pelo fato dela se espelhar em seus ídolos de barro.
    Tanto Lolita quando Humberto são personagens a altura da obra.E tem muita gente por ai achando esse livro romântico.
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente, estou apaixonada pelo seu blog, achei a sua foto de perfil muito estilosa haha. Segundo, já peço desculpas pelo meu comentário enorme.
    Eu concordo contigo nos sentimentos com relação ao livro. É repugnante, li com a testa franzida o tempo todo. Acho que o Nabokov é mestre na manipulação. Muitas vezes me peguei perguntando se as ações do Humbert eram aceitáveis ou não (até ele decidir consumar seus desejos, então parei, pensei "WHAAAAT'S HAPPENING" e comecei a odiá-lo). O personagem nos seduz com a sua narração, em alguns momentos cheguei a sentir dó. Eu adoraria ler a versão da Lolita, porque, apesar de não ser uma santa, ela foi quem mais sofreu com as artimanhas de Humbert (e achei o seu fim tão triste).
    Enfim, é por isso que gostei do livro. Além da linguagem poética, a construção dos personagens é muito boa. Uma coisa que empacou a leitura foi a quantidade de referências à outras obras e autores. Quero ler de novo, dessa vez uma edição anotada, vamos ver se fico menos perdida uaahau.
    Beijos!
    fatflyingpig.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O autor é um máximo não é?! capaz de estimular vários sentimentos a respeito de um único livro... fiquei louca da vida quando terminei a ultima página e não sabia o que pensar.... e ainda nem sei direito...

      Excluir
  7. Armaria! Não sei se eu ia gostar de ler esse livro. Mas fiquei curiosa :D
    www.rebastos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiiiii minha flor, tudo bem? acabo de vim conhecer seu blog e já me inscrevi! Adorei
    Gostaria muito de te convidar a vir conhecer o meu, ficarei feliz com sua visitinha. Sucesso, beijão

    www.diariodamamae.com

    ResponderExcluir
  9. Instigante ! Vou já procurar como E BOOK.

    Visite-me em https://vidagourmetblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu tinha exatamente o mesmo exemplar... Emprestei e já era :(
    A Bela, não a Fera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse é o mal de se emprestar livros kkk já passei muitas vezes por isso
      vai na estante virtual, comprei meu exemplar baratinho

      Excluir
  11. Eu tô encantada com seu blog e tenho que dizer que de todas as resenhas que tenho lido nos últimos tempos, essa foi a mais sincera e instigante. Confesso que fiquei curiosa pra ler o livro e descobrir se vou ter as mesmas reações! Parabéns pelo blog!!!
    www.karolgoncalves.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada gata por ter vindo ao meu espaço, fico grata pelo elogio
      Como mencionei, estou confusa a respeit do livro, mas leia, depois, quem sabe agente troca uma idéia sobre ele
      xero

      Excluir
  12. Achei bem fofo seus post e seu blog *-*
    Da uma passadinha no meu blog? http://blogdvane.blogspot.com.br/ *-*

    ResponderExcluir