Mini horta/jardim: Primeiros passos

07:22 @Tiabetok 4 Comentários

            Depois que saí de casa para morar em vila minha saga das coisas que tive de abrir mão começaram; as bagunças, os animais, as plantas; mesmo assim, tentando fazer do local reduzido um lar para dois. Não é fácil, mas estamos tentando. E nessas tentativas decidi por fim montar uma mini horta/jardim, para ter sempre a mão temperos frescos, algumas poucas flores e plantas para colorir os meus dias respeitando o espaço que tenho. E aqui estou meus queridos, para dar algumas diquinhas práticas e de como gastar pouco para deixar o seu espaço mais verde e aconchegante.

Do espaço:


            O que deve ser observado para o seu local é a quantidade de sol que bate nele, faz-se necessário ter ao menos 3 a 4 horas de sol por dia para sua planta. Esta é minha pequena varanda (já com meus primeiros testes para a montagem da horta), e como podem notar disponho de um bom espaço, e após um dia de observação sei exatamente os pontos onde o sol bate diretamente, claridade e sombra. Este é um fator importante para a disposição das suas plantas pois elas apresentam necessidades diferente.
               Como priorizei o cultivo de sementes e não de mudas, arrumei alguns caixotes e baldes na feira da cidade e só depois que elas atingirem o tamanho para cultivo farei o móvel fixo para ela, então aguardem que vem diy por aí.
Mas Tia, eu não tenho varanda, como faço? Verifique se suas janelas estão direcionadas para o sol, alguns apartamentos tem janelas na cozinha, bem acima da pia, que garantem a luminosidade e a umidade para a planta, áreas de serviço podem ter um bom espaço também, o importante é não desanimar, ok?

Do composto ORGÂNICO

1- Estrume de boi, 2- estrume de galinha, 3- húmus
                      Dia desses fui ao supermercado e me deparei com pimentões gigantes e pensei: "Não já bastam os frangos cheios de hormônios que temos que comer, agora isso?" O composto orgânico (húmus) é muito fácil de fazer, e na minha região encontramos com facilidade estrume de gado e galinha, mas se você quiser poupar trabalho, as lojas de jardinagem já vendem diversos compostos prontos, assim como o húmus e o próprio minhocário para você produzir o seu, e outras alternativas orgânicas para enriquecer o solo como, a torta de mamona e pó de osso.
Nos meus testes, estou utilizando o húmus que produzi, estrume tanto de galinha quanto de boi e carvão.
COMO PRODUZIR SEU HÚMUS
                 Consegui em uma pizzaria aqueles baldes de maionese (3 a 5 litros para minha pequena necessidade é ideal) para armazenar meu composto. Furei o fundo e as ampas dos potes para que o líquido que escorre durante o procedimento seja armazenado no ultimo frasco (sem furo no fundo, assim além de produzir seu adubo sólido, você tem um adubo líquido muito forte e orgânico também. 
                   É bem simples: basta você colocar tudo que for de origem orgânica dentro do pote: cascas de legumes, frutas, talos, verduras e legumes que estejam ficando passados, casca de ovo (eu costumo cortar tem tamanhos menores para facilitar e acelerar a decomposição); evitando frutas cítricas e não colocar comida temperada, carnes e afins para não dar mau cheiro. Para cada parte de composto úmido deve-se colocar de duas a três partes secas (palha, serragem, papelão, folhas secas...)sendo que a ultima camada sempre tem que ser da parte seca. a cada quinzena revirar o composto e observar o andamento. Ele fica pronto em torno de um mês, fica negro, sem cheiro e ao manusear não gruda na mão. Agora é só plantar.

Na minha mão, o húmus já pronto (dois meses atras) no balde ainda em decomposição.


O quê e como plantar?


                      Em alguns locais você já encontra as mudas e então é só levar para casa, plantar e cuidar. Como na minha cidade isso não é viável, optei pelas sementes. Quando se decide o que plantar é importante pesquisar seu clima e qual o tempo de cultivo da planta, por exemplo, manjericão dá o ano todo, germina rápido (de quatro a sete dias) e cresce com facilidade, já a salsinha leva quase um mês para germinar, fazendo ficarmos desesperados achando que tem algo errado, mas não tem, cada planta tem uma necessidade e tempo diferente. É importante ler as informações do verso do pacote de sementes e atender todos os itens para garantir sucesso.
                   Decidi plantar para a horta manjericão, cheiro verde, salsa e alecrim; para o jardim teremos rosas, suculentas, cactos e gigante suíço. Cada um plantado em locais diferentes, alguns com técnicas de germinação, outros plantados direto, em recipientes plásticos, caixas de ovos, mini estufas em garrafas todo material que eu pudesse usar como sementeira. A sementeira garante que cada plantinha cresça separada da outra para nenhuma "roubar" seu espaço ou nutriente, e após atingirem tamanho adequado (geralmente cerca de seis a oito centímetros) já podem ser mudadas para local fixo. Mantenho todos os recipientes etiquetados com cultura e data para que eu possa acompanhar seu crescimento.
1- a sementeira fixa nas lojas de jardinagem variam de preço de acordo com o tamanho, não chegam a R$10,00
2- Estufa com garrafa pet, germinando, são sementes de gigante suíço
3- ainda não arrumei o espaço, assim que passar as mudas para locais fixos e ver o tamanho que atingirem vou poder organizar a horta/jardim, e estou pretendendo faze-la toda com caixotes reciclados.

Paciência e dedicação
                 Depois de tudo plantado, sejam mudas ou sementes, é preciso regar todo dia, de preferencia com regador ou borrifador para não afogar as sementes nem ficar tirando-as do local, duas vezes por dia, e aguardar, sim, aguardar! essa é a pior parte: saber se deu certo ou não, quando vai poder ver, arrumar, utilizar na cozinha e toda e qualquer ansiedade. Cinco minutinhos do seu dia são suficientes para cuidar do jardim/horta então, mãos a obra!

                     Provavelmente a cada mês terá post sobre a hortinha, andamento, tipo de cultivo/técnica, a criação do espaço e tudo mais. Caso tenham decidido fazer uma também, gostaria de ser notificada e deixem o link para que possa vê-la.
por enquanto é só pessoal, até mais ver..

4 comentários:

  1. Eu cá não tenho muito jeito para a jardinagem!


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Ah já tive uma horta e adorava! Agora morando em apartamento fica difícil!
    Amei suas dicas <3
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  3. Super explicativo, achei incrível... uma pena que no meu apê quase nem pega sol =(, já tentei cultivar temperos mas o fator sol e paciência não existiram rs.

    www.hipermetropiafashion.com.br

    ResponderExcluir
  4. Uma das coisas que amo é jardinagem,isso porque eu tenho muita paciência mesmo,mas com certeza tanto trabalho vale a pena para ver o resultado.A minha horta tem de tudo um pouco,tomate,pimentão(plantei esse dias) pimentinhas de cheiro que já estão bem grandes e cheiro-verde.também tenho outras plantas de flores para o jardim,adoro ver as borboletas <3
    Vou adorar ver mais post assim por aqui,compartilhando sua experiência.
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir