mini horta/jardim: primeiras impressões e problemas

07:48 @Tiabetok 3 Comentários

Sem pose bonitinha ou maquiagem porque isso aqui é vida real não BBB, trabalho duro e mão no esterco.

Porqueeeeeee, é primaveraaaaaaa, te amooooooo, é primaveeeeera.....

             Hey babys. Então, como sabem estou montando minha mini horta/jardim na pequena varanda aqui de casa, e no post anterior comentei sobre os meus planos para com ela, além de mostrar meus compostos orgânicos e os primeiros passos que dei. Hoje descrevo os problemas que tive, paranoias e erros cometidos:

Sementes x mudas: 



           Acabei me empolgando demais e comprei de um site gringo algumas sementes de bonsai, porque sou louca por eles, e para completar o pacote pedi umas de suculenta e cactos. E tudo foi um desastre! as sementes de bonsai, segundo minhas pesquisas demoram bastante para germinar e exigem outros tipos de solo (os quais tentei reproduzir), até agora - quase três meses após o plantil só consegui germinar uma semente, que se suicidou no dia da "arrumação do espaço" (explico jajá), as suculentas germinaram em dois dias, e com três meses estão saudáveis e fofas, embora não sejam suculentas! as de cactos parecem salsa, mas não é salsa pois as sementes são diferentes. Fiquei muito frustrada pois a loja em sí era de artigos de jardinagem, nenhum dos resultados foram positivo - tirando as suculentas não suculentas! - comecei a procurar mudas, já que o boy dizia que tínhamos um jardim de estrume, já que nada crescia, além do meu manjericão (que era muda e o gigante suíço da garrafa). Sem contar que acabei matando algumas mudinhas que estavam em sementeiras quando tive que passar para o local definitivo, não sei como, nem porquê, não sei se foi minha mão pesada que detonou as raízes, ou se coloquei adubo demais, enfim, matei!
            A vantagem das mudas, é que você já as tem na mão e só precisa transplantar e cuidar, sem estresse de que podem ou não dar certo. O manjericão cresceu tão bem e rápido que já colhi sementes duas vezes e fiz varias mudas para poder trocar por outras plantinhas e assim completar meu jardinzinho já que o episódio das sementes foi um fiasco!
Manjericão florindo - retirando as sementes - fazendo estaquia

Sistema de trocas:

        Como a ideia é ter tudo orgânico e com o mínimo de gastos possíveis, criei um sistema de trocas: alguns amigos e familiares possuem plantinhas fofas e eu já tinha um jardim inteiro de manjericão, parti para troca: levava mudinhas da hortaliça e voltava para casa com algo diferente. Com isso consegui uma violeta, gazânia, cactos e petúnia. As sementes que não deram muito certo, também entraram nas trocas (claro que expliquei a situação com quem troquei) e aí consegui hortelã e uma espécie de suculenta (que não lembro o nome). Algumas já floriram e tirei sementes para replantar e ver se consigo uma nova muda para mais trocas. E assim o jardim horta começou a ter formato e variedade.

(Re)organizando o espaço
Início de tudo - reorganizando espaço - primeiros testes de adaptação das plantas

          Como agora eu tinha uma boa variedade de plantas, dois caixotes se fizeram pequenos para tanto, então arrumei mais alguns, lembrando da importância de se ter um local que pegue sol (ou luz solar sem ser direta) por pelo menos quatro horas diárias dependendo da necessidade da planta. E como coloquei algumas delas na janela para poder limpar e organizar  espaço, acabei batendo e derrubando o alecrim e o único bonsai que germinou! Estatelaram-se no chão depois de uma queda do segundo andar. Depois do luto, voltei aos trabalhos. Com os caixotes organizados chegou a hora de distribuir as plantas e me deparei com outro problema: aqui nos altos venta muito, muito mesmo, as vezes violentamente (e isso não é ruim para mim, mas....), algumas plantas são muito sensíveis nesse aspecto, e tenho sofrido constantemente mudando-as de lugar para ver em qual se adaptam melhor, o gigante suíço teve suas flores arrancadas, a Gazânia é resistente ao calor mas não aos ventos e sua flor e brotos caíram, o hortelã também ressecou muito rápido (mesmo sendo molhado duas vezes ao dia) e algumas plantinhas "de mato" comuns e fáceis de pegar em qualquer lugar tiverem seus galhos quebrados pela força do vento. A solução pratica seria montar uma estufa em torno delas, mas tiraria toda beleza do local, então estou pesquisando outras especies que se desenvolvam melhor em local quente e com muito vento. 

o vento detonou esta, coloquei em um local que venta menos mas é longe do sol, o estrume é de anajá, com carvão e casca de ovos, coloco no sol da manhã todos os dias, na esperança de recuperá-la
E, por enquanto, estamos assim: ainda com muitos testes, mudando de lugar, florindo ou não, trocando e pesquisando bastante para conseguir um espaço aconchegante.


Petúnia - cuidados diários - floração
Transplantando e adubando
Suculenta não suculenta - hortelã
Cactos lindos que a Camila trocou comigo, olha que bacana o que ela fez com as garrafas 
Uma delas foi sacrificada para o berçário de suculentas, vamos ver no que vai dar
amor perfeito - para o lar e pra vocês

3 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Está ficando tudo muito lindo, todo o trabalho está valendo a pena. Quero algumas suculentas pra mim, acho muito fofa!
    Beijos
    www.vireiprincesa.com

    ResponderExcluir
  2. Eu, como boa bióloga (ou não) que sou, deveria saber cuidar perfeitamente de plantinhas bonitinhas. E tê-las em casa.
    Nem tudo são flores (literalmente), tive dois cactos e adivinhe, ambos se foram pro céu das plantinhas. Meu negócio é com bicho mesmo. Mas admiro os amantes do verde.

    beijos
    http://jurodemidninho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Hoje eu tava vendo Alguns videos de Bonsai É encontrei seu Blog Gostei Muito é Li o que você escreveu Rir Muito é eu gosto Muito de Plantas, Quando Vi as fotos dos seus Jarros você tem muita Criatividade eu Jamais Plantei Em Jarros Garrafas é vi que sua amiga cortou que deu um estilo Bacana, E bem organizados o que mas gostei foi a organização do seu Jardim rs Confesso que vou te emmitar rs quero Meu jardim igual o Seu rs.

    ResponderExcluir